sábado, 6 de fevereiro de 2021

Como está Moraújo no período do decreto em vigor contra a disseminação da Covid-19 no município(06)

Rua 27 de Novembro- Moraújo\CE


Com o relaxamento das medidas preventivas contra a Covid-19, o município de Moraújo está presenciando uma segunda onda da doença, consequentemente um aumento no número de casos de Covid-19, principalmente na sede do município.

 Os dados informados pela secretaria do município sobre a situação da Covid-19 tem causado preocupação nas autoridades e na população. A última atualização dos dados sobre a Covid-19 em Moraújo de 06 de fevereiro, relevam que o município está com 10 pacientes internados, 112 aguardando resultados dos exames e 28 suspeitos aguardando a realização do exame. O alto número de testagem tem sito um fator positivo, além da busca ativa de novos casos, para detectar também pessoas assintomáticos que estão com a doença.

Os números apresentados mostram a situação agravante em que se encontra a cidade, principalmente no início do mês de fevereiro de 2021. Diante da situação, foi necessária a adoção de medidas preventivas e restritivas, como a emissão do decreto decreto municipal nº 04\2021, que estabelece medidas preventivas direcionadas para evitar a disseminação da Covid-19 em todo o município.

O decreto municipal entrou em vigor ás 00h00 dessa quinta-feira, 04 de fevereiro até ás 23h e 59 minutos do dia 14 de fevereiro, ou seja por 10 dias, os moraujenses terão que cumprir as medidas preventivas previstas no decreto para conter a disseminação da Covid-19.

Na tarde de ontem, sábado, 06 de fevereiro, estivemos nas principais ruas da sede do município para presenciamos o comportamento dos munícipes perante o decreto em vigor. Constatamos presença de poucas pessoas circulando nas ruas e nos ambientes públicos como praças.

O decreto estabelece a abertura somente dos comércios considerados essências, como por exemplos mercadinhos e farmácias. na prática, muitos comércios que não se adequam a essenciais, mantiveram a meia porta aberta no total descumprimento do decreto em vigor. Diante do descumprimento se faz necessário uma fiscalização para que seja cumprindo o decreto.

Um ponto a ser destacado é que essas pequenas lojas, que  não são consideradas essenciais, acabam sendo as mais prejudicadas diante do decreto. São pequenas comércios que se fosse adotadas medidas alternativas em vez do fechamento não seriam tão prejudicadas, já que as aglomerações são registradas nos grandes comércios.

Diante da presente situação, todos precisam contribuir e assumir as suas responsabilidades, como evitar aglomerações, usar máscaras, lavar as mãos com água e sábado, uso de álcool em gel. 

 O município de Moraújo está situado a zona norte do estado e possuí população de apenas 8.363 habitantes (estimativa IBGE 2017). 




Nenhum comentário:

Postar um comentário