sábado, 21 de agosto de 2021

Por 6 votos a 2, ex-prefeito de Moraújo Jurandir Fonteles tem contas aprovadas pela câmara de vereadores (21)


 Na sessão extraordinária realizada nesta quarta-feira 18 de agosto, ás 17h de forma virtual, foi colocada em pauta de votação o julgamento das contas de governo, ano 2021, de responsabilidade do ex-prefeito Jurandir Fonteles de Oliveira. As contas foram aprovadas por 6 votos a favor da aprovação (Eline, Abílio,Vandivan, Manin, Valdeci e Washington) , 2 votos contras ( Antônio Carlos e Ana Sara) e 1 ausente ( Farlúcia Cristino). Era necessário 2 terços dos votos (plenário) para que as contas fossem aprovadas.

Cenário de votação das contas na sessão realizada em Agosto de 2018:

 As contas já haviam sido reprovadas pelo tribunal de contas do estado (TCE), que recomendou a sua desaprovação a câmara de Moraújo, que manteve a desaprovação das contas em sessão extraordinária realizada em agosto de 2018 por 4 votos pela desaprovação e 5 votos pela aprovação das contas.

 Votaram pela manutenção do parecer do Tribunal de Contas do estado os vereadores: Ana Sara Benício, DodóMoreira Júnior e Valdeci. Já Vandivan, Raimara , Neném, Rosa e Eline votaram contra o parecer do Pleno do Tribunal de Contas -TCE.

Com essa decisão da câmara de Moraújo em manter o parecer do tribunal de contas do estado (TCE), o ex-prefeito Jurandi Fonteles tornou-se inelegível por 8 anos. Nesta época o ex-gestor 

Cenário de votação das contas na sessão realizada em Agosto de 2021:

No ano de 2021 em curso,  o ex-gestor decidiu reverter a situação na busca pela a aprovação das contas do ano de 2012. Com novo parecer elaborado pela comissão de finanças, orçamento e fiscalização e aprovado por dois dos três vereadores: (Presidente: Vandivan, Relator: Washington, que  decidiram pela admissibilidade aprovação da defesa apresentada e pela regularização de contas e vereador membro desta comissão, Antônio Carlos não assinou o parecer, portanto foi contra.
Em sessão extraordinário realizada nesta quarta-feira, 18 de agosto, o novo parecer entrou em votação e foi aprovado por 6 votos a favor e 2 votos contras e 1 ausente. Votaram pela manutenção do parecer do Tribunal de Contas do estado os vereadores:Ana Sara Benício e Antônio Carlos Oliveira Belchior. Já  VandivanEline, Washinton, ManinValdeci e Abílio votaram contra o parecer do Pleno do Tribunal de Contas -TCE. Vale destacar que a Vereadora Farlúcia Cristino foi voto ausente.

Com o resultado da votação, as contas do ex-prefeito Jurandir Fonteles foram aprovadas por 2 terços dos vereadores e o que pode torna-lo elegível novamente.  



terça-feira, 17 de agosto de 2021

Câmara de Moraújo realiza sessão extraordinária nesta quarta-feira, 18 para deliberar sobre parecer final das contas de governo do ano de 2012 do ex-prefeito de Moraújo, jurandi Fonteles


A câmara de vereadores de Moraújo realiza nesta quarta-feira, 18 de agosto de 2021, sessão extraordinária, ás 17 hs, para deliberar sobre o julgamento das contas de governo, ano 2012, de responsabilidade do ex-prefeito Jurandi Fonteles de Oliveira. A sessão será realizada virtualmente e transmitida pelas redes sociais oficiais da câmara municipal de Moraújo.

Vale destacar que a comissão de finanças, orçamento e fiscalização realizou parecer pela admissibilidade ao verifica-se a legitimidade do ex-prefeito Jurandi Fonteles de Oliveira, a fim de apresentar defesa escrita em comento que trata do pedido de aprovação das contas de governo do exercício financeiro de 2012.

Uma vez decidida a sua admissibilidade, em relação ao mérito,  o parecer da câmara de Moraújo opina pela aprovação da defesa, bem como aprovação e regularização da prestação de contas de governo do exercício financeiro de 2012, de responsabilidade do ex-prefeito Jurandi Fonteles de Oliveira, ressalta o parecer emitido pela comissão da câmara de Moraújo.

Saiba mais:
Em agosto de 2018, a câmara de Vereadores de Moraújo colocou em votação as contas de governo de Jurandi Fonteles, referente ao exercício de 2012. As contas foram reprovadas pelo tribunal de contas do estado (TCE) e nesta referida sessão da câmara de Moraújo foram mantidas a reprovação das contas por 4 votos pela reprovação a 5 votos aprovação, sendo que eram necessários 2 terços dos votos do plenário.

Com essa decisão da câmara de Moraújo em manter o parecer do tribunal de contas do estado (TCE), o ex-prefeito Jurandi Fonteles tornou-se inelegível por 8 anos.

No ano de 2021 em curso,  o ex-gestor decidiu apresentar lutar para reverter essa situação e buscar a aprovação das contas do ano de 2012. Com novo parecer elaborado pela comissão de finanças, orçamento e fiscalização, a mesma decidiu pela aprovação da defesa apresentada e pela regularização de contas.

Com a convocação da sessão extraordinária para quarta-feira, 18 de agosto de 2021, o parecer entrará em votação e sendo aprovado pelos vereadores e vereadoras, o ex-prefeito Jurandi Fonteles tornara-se elegível podendo ser candidato novamente nas  próximas eleições.  

Veja na íntegra o edital de convocação de sessão extraordinária e pauta: